Olá parceiro Simpliza, tudo bem? Separamos aqui o passo a passo de como realizar o cadastro/controle do seu estoque pelo sistema para restaurante Simpliza.
Antes de conferir nosso passo a passo, caso queira dicas e estratégias para sua organização de estoque, confira em nosso blog o artigo Controle de estoque para restaurante: Como fazer e dicas
Confira agora como fazer o controle de estoque pelo nosso software:
1. Acesse a sua área do administrativo com o seu usuário e senha, conforme mostrado na imagem abaixo:
1 – Digite seu seu CNPJ/CPF (conforme os dados utilizados para cadastro);
2 – Digite o usuário Administrativo;
3 – Informe a sua senha, marque a verificação do reCAPTCHA e clique no botão entrar.
No menu superior selecione a opção “Estoque” > “Cadastro de insumos“;
Clique no botão “+ novo insumo“;
2. Crie o insumo e movimente o seu estoque
Ao cadastrar o insumo para controle do estoque, iremos especificar qual a unidade de medidas iremos controlar o insumo:
- Para controle de produtos unitários, como por exemplo bebidas, doces, picolés etc. Especificamos em frente ao nome a unidade de controle un. (unidade).
- Para controle de insumos para ingredientes que compõem um produto, por exemplo arroz, feijão, hambúrguer bovino etc… Pode ser utilizado uma unidade padrão como kg (Quilograma) para o controle de estoque, e ao vincular com o produto informamos a gramatura em g. (gramas) da quantidade de insumo que vai conter o produto.
- Podemos até controlar o insumo por porções, definindo quantas gramas vai cada porção e assim controlar por unidades de porções.
A seguir vamos demonstrar como cadastrar, lançar, ajustar o insumo e como vincular com os seus produtos cadastrados:
2.1 Cadastrando insumo para controle de produtos unitários
Digite o nome do insumo (as informações de custo e quantidade são opcionais neste momento, pois é possível fazer a movimentação posteriormente).
Para salvar as informações clique no botão “Cadastrar”;
Com todos os seus insumos cadastrados, hora de vincular eles ao produto!
- No menu superior acesse a opção “Cardápio” > “Produtos“;
- Já com a categoria e o produto cadastrados (segue um tutorial de como cadastrar o cardápio no sistema para restaurante Simpliza clicando aqui), clique na categoria do produto e clique no botão “editar“
- Na parte inferior, no campo “Selecione os insumos“, digite o nome do insumo e selecione. Ao selecionar o insumo, aparecerá uma nova janela onde você deverá digitar a quantidade que deve baixar do estoque quando este produto for vendido.
- No caso será um unidade (1.000) como na imagem a seguir
- Depois clique no botão “Salvar” logo abaixo para salvar os dados do insumo;
Com o insumo lançado no produto, clique no botão “salvar“
Pronto!
Ao realizar a venda pelo PDV para restaurante Simpliza, já ocorrerá a baixa da quantidade em estoque.
Obs.: “Clique aqui” para conferir o passo a passo da movimentação do estoque.
2.2 Cadastrando insumo para controle de produtos por peso
- Clique no botão “+ novo insumo“
- Digite o nome do insumo com a unidade de medida;
- Neste caso vamos controlar esse insumo por Kilo (kg) (as informações de custo e quantidade são opcionais neste momento, pois é possível fazer a movimentação posteriormente);
- Para salvar as informações clique no botão “Cadastrar“
Com todos os seus insumos cadastrados, hora de vincular eles ao produto:
- No menu superior acesse a opção “Cardápio” > “Produtos“;
- Já com a categoria e o produto cadastrado (segue um tutorial de como cadastrar o cardápio no sistema para restaurante Simpliza clicando aqui) clique na categoria do produto e clique no botão “editar”
- Na parte inferior, no campo “Selecione os insumos“, digite o nome do insumo e selecione;
- Ao selecionar o insumo, irá aparecer uma nova janela onde você deve digitar a quantidade que deve baixar do estoque quando este produto for vendido;
- No caso será a gramatura (0.180) como na imagem a seguir, que quer dizer que nesse produto é utilizado 180g do insumo “Carne bovina hambúrguer kg”;
- Depois clique no botão “Salvar” logo abaixo para salvar os dados do insumo.
Obs.: É possível lançar mais de um insumo no mesmo produto: por exemplo, no caso do produto hambúrguer contem outros insumos, queijo e pão. Para lançamento só clicar no campo em frente ao insumo já lançado e pesquisar pelos demais.
Exemplo:
- Com o insumo lançado no produto clique no botão “salvar“;
Pronto!
Ao realizar a venda pelo PDV para restaurante Simpliza, já ocorrerá a baixa da quantidade em estoque.
Obs.: “Clique aqui” para conferir o passo a passo da movimentação do estoque.
2.3 Cadastrando insumo para controle de produtos por porção
- Clique no botão “+ novo insumo“
- Digite o nome do insumo com a unidade de medida;
- Neste caso vamos controlar esse insumo por porção, então já será definido qual a gramatura do peso que possuirá (as informações de custo e quantidade são opcionais neste momento, pois é possível fazer a movimentação posteriormente);
- Para salvar as informações clique no botão “Cadastrar“;
Depois de cadastrar todos os seus insumos, você deverá vincular ao produto:
- No menu superior clique em “cardápio” e escolha a opção “adicionais“ (neste caso vamos utilizar de exemplo dos adicionais mas é valido também para os produtos)
- Já com a categoria, produtos e adicionais cadastrados (segue um tutorial de como cadastrar o cardápio no sistema para restaurante Simpliza clicando aqui);
- Identifique o adicional desejado e clique no botão “editar“
- Na parte inferior, no campo “Selecione os insumos”, digite o nome do insumo e o selecione;
- Ao selecionar o insumo, irá aparecer uma nova janela onde você deverá digitar a quantidade que deve baixar do estoque quando este produto for vendido;
- no caso será um unidade da porção (1.000) como na imagem a seguir:
- Com o insumo lançado no adicional, clique no botão “salvar”
Pronto!
Ao realizar a venda pelo PDV para restaurante Simpliza, já ocorrerá a baixa da quantidade em estoque.
Obs.: Clique aqui para conferir o passo a passo da movimentação do estoque.
Conteúdo extra: Continue lendo…
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